Reflexão sobre Fronteiras

Há algum tempo comecei a estudar mais profundamente as relações de fronteiras internacionais, a relação dos Estados fronteiriços e as tensões associadas nas trocas comerciais e fluxo de pessoas entre essas fronteiras – A questão mais recorrente atualmente é dos refugiados sírios, pois resvalam em interesses que tem impacto direto no coração da Europa. Mas temos muitos outros atualmente, evidenciados pela recorrência midiática do assunto fluxos migratórios da Africa/Asia para Europa/America/outras nações, que fogem de guerras, massacre, miséria, etc, em busca de melhores condições de vida, ou ALGUMA condição de vida.  Algumas conclusões interessantes, principalmente no que tange às particularidades de cada uma dessas tensões, de um lado as fronteiras espaciais, que delimitam claramente os limites, outras fronteiras como domínio de lugar internacionais, como nos aeroportos , caracterizando-se espaços de secção, de separação, de permissividades e negação; e dentro de um pensamento mais antropológico, as fronteiras sociais, delimitadoras que bloqueiam o acesso à determinado ponto dentro do espaço social devido à condição do indivíduo social.

Continue Lendo

Sentido Inicial, Primevo, Único

Eu fico pensando todas as vezes que alguém já causou uma verdadeira impressão em mim, por qualquer que seja o motivo. São realmente muitas poucas pessoas que fogem à essa regra, que fogem daquela curva do comum que passa despercebido, do ordinário que é confundido entre tantos outros. E nesse meio, alguém em um milhão, que em seu jeito, aspirações, desejos, ideologias e até mesmo temperamento, possuindo características que não são nada ordinárias, chama a atenção. São pessoas únicas. É uma pessoa única. E é realmente difícil encontrar alguém assim hoje, que não tem sua visão de mundo e de relações formada a partir de qualquer meio de massas, mas a partir de seu próprio pensamento juntamente com as experiências formadas ao longo do tempo com pensamento crítico, língua afiada e cheia de verdades.

Continue Lendo

Vitrine do mundo

O mundo funciona de um jeito previamente determinado. Esse jeito é assim, desde antes de você nascer, não importa quão velho seja. Não estou falando de costumes, de hábitos, de valores, estou falando do que alguns chamam de sistema. É tudo muito concatenado, até mesmo … sistemático. E as mudanças que ocorrem nesse sistema são resultado e frutos das pequenas variações que cada um individualmente produz em seu próprio sistema, em sua própria vida – em seu próprio mundo. Não adianta você tentar mudar o mundo todo. Talvez o seu mundo você consiga, mas o mundo todo não, somente parcialmente, a parte do mundo todo que cabe a você. Somente alguns poucos puderam realmente fazer alguma coisa com relação a mundo todo, e há uma chance muito remota de você ser um deles. Muito remota. Esses são excepcionais. A maioria de nós é ordinário, um em um milhão, um em um bilhão. Embora seja realmente difícil ser um fator de mudança global, algo que persiste na história contada, escrita, whatever, você ainda pode (e deve) ser um fator de mudança no seu mundo, dentro de sua esfera.

Continue Lendo

JL, meu amor!

Esta é uma declaração de amor universal e incondicional a esta criatura chamada JL (nome preservado). Gata, caso esteja lendo, saiba que você já faz parte da minha vida. Não chore, fomos feitos um para o outro, e somente o tempo vai dizer que o que sentimos um pelo outro é verdadeiro e real. Acho que estou um passo à frente na relação me expondo dessa forma, mas quando eu to com sono eu só falo … uhmm … nevermind, sou muito nonsense nessas horas.

Continue Lendo